Primavera do Leste inova com faixas de pedestre em 3D
Iniciativa de baixo custo, as faixa de 3D, que dão efeito ilusório de barreira, estão fazendo sucesso em Primavera do Leste (231 Km ao Sul de Cuiabá), primeira cidade de Mato Grosso a adotar este recurso de controle de velocidade.
Coordenador Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Thiago Lima, explica que 4 já foram pintadas em 20 dias na região central, sendo 2 a cada quadra, em 8 avenidas.
Segundo ele, a maior função delas é forçar a redução da velocidade, já, nos últimos tempos, os indicadores locais de acidentes e óbitos no trânsito têm piorado. "Já sentimos melhora depois das faixas", afirma.
Conforme o IBGE, em 1991 tinha 12 mil habitantes em Primavera. Em 2010 a população saltou para 52 mil e chegou a 59 mil este ano. O que os dados mostram é que a cidade está crescendo rápido e, conforme o coordenador Thiago Lima, especialista em trânsito, com isso crescem também as estatísticas do segmento dele.
Este recurso tem sido usado em cidades pelo mundo, a exemplo da Índia e da Islândia, na cidade pesqueira de Ísafjörður, que tem cerca de 4 mil habitantes e fica na região noroeste do país nórdico. Em 2008, em Filadélfia (EUA), o governo local utilizou blocos pintados em 3 D para "frear" motoristas apressados.
O grafiteiro Babu 78, de Cuiabá, que atua há 17 anos na área e é autor de diversas obras de rua e privadas na capital, foi convidado a pintar as faixas em 3D de Primavera. "Dá uma ilusão muito maneira para o motorista de carro, de moto então, mais ainda, a impressão é a de que vai bater", resume Babu.
Ele ressalta que o mundo todo está usando este recurso.
Para pintar uma faixa assim, segundo ele basta ter noção de geometria e desenho.
Gazeta Digital