P Política

Em Visita à Campo Novo do Parecis, Secretário de Segurança Pública do Estado assina medida de Atividade Delegada para PMs e Bombeiros.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

   
WhatsApp_Image_2021-05-13_at_15.50.26_4.jpeg (
A parceria com a Prefeitura municipal institui também a entrega de uma viatura e equipamentos.)

        O Secretário do Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, juntamente com o Comandante do CBM-MT – Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso –, Cel. Alessandro Borges, o Comandante da PMMT – Polícia Militar de Mato Grosso –, Cel. Jonildo José de Assis, bem como a junta representativa da SAIOP  – Secretaria Adjunta de Integração Operacional, SASP  e PJC acompanharam o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, o vice, Toninho Brólio e demais representantes legislativos municipais em uma visita pelas principais Instituições e projetos do município. Durante a ocasião, realizada no decorrer de todo o dia 10 (dez) de maio, ressaltou-se a importância da fomentação de iniciativas que visem melhorias tanto para a população camponovense, quanto para a os servidores da segurança pública do município. Dentre elas, destacou-se a instauração de atividades delegadas.

            Assinada pelos representantes de Segurança Pública do Estado e pelos representantes municipais a medida visa aumentar o poder efetivo de Policiais militares e bombeiros militares em seus períodos de folga. “Atividade delegada é aquela atividade em que se aproveita o profissional na hora de sua folga. Já estamos assinando um convênio com a prefeitura, onde aumenta-se o efetivo evitando que o policial faça ‘bico’, em outras palavras, evitar que o mesmo faça o bico trabalhando fardado. Sendo esse, para nós, um momento muito bom pois é trata-se do reconhecimento da qualidade do trabalho dos nossos profissionais.”, salienta o secretário.

            O prefeito Rafael Machado, enfatiza também que a presença de Alexandre Bustamante é resultado de forte ação da prefeitura municipal “Nós estivemos há 15 dias atrás em Cuiabá na Secretaria de Segurança Pública propondo essa atividade delegada que já foi aprovada pelos vereadores e dependia apenas da assinatura do secretário que prontamente se colocou à disposição não só para assinar, quanto para vir ao nosso município de Campo Novo do Parecis e ver essa parceria que está sendo realizada entre a prefeitura e o governo do Estado.”

           

          WhatsApp_Image_2021-05-13_at_15.50.26_5.jpeg      

         O prefeito ainda reforça que essa atividade delegada vem pra somar, prevendo a remuneração do profissional militar, seja Polícia Militar ou Bombeiro Militar com recursos do município, aproveitando o mesmo efetivo e ocupando-o em horas de folga para prestar serviço para comunidade. “É a mesma segurança com inteligência e parceria entre Governo do Estado e Governo municipal.”, frisa Rafael Machado.

        Além dessa diligencia, a presença do secretário trouxe novidades para a segurança pública do município, a possibilidade de melhoria na qualidade do Batalhão da Polícia Militar, da delegacia e da Unidade Prisional. “Visitamos o pátio que será o futuro Batalhão da Polícia Militar, área essa que pertencia a antiga ABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e hoje já assinado termo de cedência, passa a ser do Estado de Mato Grosso. Com essa instalação para futuro quartel da polícia militar e nosso objetivo é transformar a Companhia Independente no batalhão que vai atender toda nossa região”, conclui.

Entrega de Veículos e EquipamentosWhatsApp_Image_2021-05-13_at_15.50.26.jpeg

         Nesta mesma data, realizou-se a entrega de uma viatura de resgate por parte do Corpo de Bombeiros-MT para o Núcleo Bombeiro Militar de Campo Novo do Parecis, viatura essa que será empregada imediatamente e auxiliará nas atividades executadas pelos guardiões da Chapada do Parecis e Bombeiros Militares da cidade. A atualização da frota de viaturas tal qual a aquisição de melhores equipamentos e materiais implica diretamente em um melhor serviço para o Estado pela corporação, resultando benefícios para a população camponovense.

        Já com a licitação em fase final, atribui-se também a obtenção de um investimento, por parte da prefeitura municipal, de R$ 100 mil em materiais e equipamentos modernos de salvamento e combate a incêndio, com o objetivo de reequipar o Núcleo Bombeiro Militar camponovense para melhor atender a população e serviços de competência. Vale ressaltar, que o Sindicato Rural juntamente com os produtores rurais já haviam feito um investimento para a aquisição de um drone com valor aproximado de R$ 50 mil para o Corpo de Polícia Militar do município, o modelo especial é equipado com uma câmera de visão térmica que auxiliará não a Polícia Militar, como também o Corpo de Bombeiros em atividades de busca e salvamento. Com isso, o Estado avança no quesito segurança pública e o município também, dando tranquilidade e qualidade de vida aos seus cidadãos.

        “O Núcleo do Corpo de Bombeiros de Campo Novo do Parecis, adquire do Governo do Estado através da Segurança Pública uma unidade de resgate. Uma viatura muito importante, sendo o carro chefe das atividades de ocorrência. Por ano, temos mais de 30 mil atendimentos e acidentes moto ciclísticos e automobilísticos, dentre outros. Nós salvamos 5 mil vidas, por ano, de forma direta. Então, é uma viatura importante que vai atender muito bem a sociedade local, justamente para dar uma qualidade de vida e dar aquilo que o Estado e o município tem que dar para a sociedade: salubridade”, pontua o Coronel Alessandro Borges

WhatsApp_Image_2021-05-13_at_15.50.26_1.jpeg

        A entrega das chaves da viatura foi feita aos Tenente Cel. Bombeiro Militar Antônio Marcos de Moraes – Comandante Regional do Corpo de Bombeiros, e o 1° Tenente Marcel Bueno Santana  – Comandante do Núcleo Bombeiro militar em Campo Novo do Parecis, pelos Cel. Bombeiro Militar Alessandro Borges Ferreira e o titular da SESP-MT, Alexandre Bustamante do Santos.