M MT

Energisa vai fiscalizar 520 mil postes contra emaranhado de fios de operadoras em Mato Grosso

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Comunicação EMT


Vistoria vai notificar empresas que deixam cabos soltos, prejudicando a imagem da cidade e a segurança da população.


A Energisa está desenvolvendo um projeto, desde julho deste ano, para fiscalizar os cabos de telecomunicações que compartilham os postes com a concessionária. Segundo o planejamento da empresa, serão analisados cerca de 520 mil pontos no estado de Mato Grosso até julho de 2022.

 

O trabalho é feito em duas etapas. Na primeira, a equipe está identificando e classificando todos os cabos que estão inseridos nos postes. Após a checagem, todas as empresas de telecomunicações que possuem cabos em alguma situação irregular serão notificadas e receberão prazos para que a regularização seja feita.

 

No total, são 115 operadoras que possuem contrato com a Energisa para poder compartilhar o uso dos postes. Esse uso precisa ser, obrigatoriamente, autorizado pela Energisa. Porém, a ANEEL e ANATEL são agências que regulam e estabelecem as responsabilidades de cada empresa. Ou seja, a concessionária cede o espaço para os cabos de telefonia e internet e as empresas de telecomunicação fazem a instalação e manutenção do cabeamento delas, evitando cabos soltos, muito baixos ou até próximos demais da rede elétrica.

 

“A Energisa está agindo para eliminar o excesso de cabos soltos e não identificados e para regularizar as instalações de fios. Esse projeto reduz a carga nos postes e melhora o visual, além de garantir mais segurança para população. Vamos atuar junto às empresas de telecomunicações, cumprindo as regulamentações”, comenta Cesar Seixas Salomão, que é engenheiro de distribuição na Energisa Mato Grosso.

 

Energia orienta. População pode ajudar

Além de fiscalizar e enviar as notificações, a companhia também tem trabalhado em oferecer orientações de segurança para as principais operadoras de telecomunicação de Mato Grosso. Nesses eventos, são destacados pontos que explicam a importância das regularizações dos cabos de telefonia e internet. A população também pode auxiliar nesse trabalho. Em casos que oferecem riscos, é possível acionar a Energisa, que enviará uma equipe ao local para analisar a situação, pelos canais de atendimento: 0800 6464 196 ou enviar imagens para a GISA no WhatsApp (65) 99999-7974.