G Geral

Governo do Estado Investe em Aquisição de Retardante e Treinamento para Incêndios Florestais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

O Governo do Estado de Mato Grosso, através da Defesa Civil Estadual investiu na aquisição de um produto de alta eficiência que atua como retardante de queima de vegetação, podendo ser floresta ou lavouras, o Hold Fire.

O produto foi testado por fazendeiros e profissionais do agronegócio, de Campo Novo do Parecis que possuem vasta experiência no combate a incêndios nas lavouras, e que participaram do curso Brigadista Florestal oferecido pelo NBM-CNP, atestando e comprovando a eficiência do produto para incêndios em lavoura de milho.

O produto será usado nos incêndios nas atividades agropastoris dentro do município de Campo Novo, em benefício ao produtor rural cujas lavouras estiverem pegando fogo, e serve como um grande ferramenta para auxiliar no combate indireto às chamas.

Curso de Formação de Brigadista Florestal

WhatsApp_Image_2021-05-26_at_14.13.52.jpeg

(A formação busca formar forças e multiplicar ações de prevenção. - Foto por: Denise Vendruscolo) 

 

A Guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Novo do Parecis, realizou ainda a formação de brigada de incêndio florestal para 40 (quarenta) alunos voluntários. Os mesmos participaram de um curso, totalmente gratuito, que se realizou nas proximidades do Distrito Marechal Rondon e contou com a presença de produtores rurais interessados na temática e na atualização de conhecimento sobre Táticas e Técnicas de Prevenção e Combate aos Incêndios na Lavoura.

O intuito da formação de brigadistas florestais é trabalhar a formação de pessoas voluntárias para somar forças para multiplicar ações e atitudes de prevenção, visando precaver os incêndios na vegetação rural e urbana, como também, somar força para as ações de combate ao fogo, principalmente na lavoura.

 

WhatsApp_Image_2021-05-26_at_14.13.53_1.jpeg

(O curso é gratuito e para volúntarios. - Foto por: Denise Vendruscolo)

 

Essa formação de brigadistas faz parte da execução de missões pontuais da Diretoria Operacional da Corporação, a qual estabeleceu o POTIF (Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais), o qual é dividido em três fases:

Primeira Fase

- Formação de brigadistas florestais;

- Palestras nas escolas;

- Concurso de redação e de desenho;

- Emissão de panfletos, entre outros;

Segunda Fase

- Ação de operação visando o combate às queimadas;

Terceira Fase

- Ação de fiscalização e multas;

O Corpo de Bombeiros fiscaliza, por força de lei, o serviço de formação de brigada de empresas e de entidades, sendo que todas elas devem estar cadastradas na corporação, sob pena de ações legais cabíveis.

As cidades de Sapezal e Campos de Júlio também serão contempladas com a formação de Brigada Florestal. Formação essa que é de caráter gratuito a todos aqueles que se mostrarem voluntários a participar.

 

WhatsApp_Image_2021-05-26_at_14.13.53.jpeg

(A turma reuniu 40 alunos. - Foto por: Denise Vendruscolo.)

 

Fonte: 1° TEN BM Bueno