G Geral

Campanha de Vacinação contra Influenza continua em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Foto Divulgação da Campanha - Prefeitura de Campo Novo do Parecis)

 

A campanha de vacinação contra Influenza, popular gripe, já estava em vigência desde o dia 12 de abril para gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo), crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. E, a partir de 11 de maio incluiu-se professores e idosos. A vacinação está acontecendo de segunda a sexta nos postos de saúde, entre as 7:30 e as 10:30, do período matutino, exclusivamente, juntamente com rotina, já que no período vespertino dá-se a Campanha da Covid-19.

Profissionais de saúde que ainda não tomaram a vacina contra o influenza e tomaram a vacina contra a Corona vírus há mais de 14 dias, também se inserem na campanha no momento, sendo a orientados a procurarem o PSF do bairro onde residem afim de tomar vacina. “É preciso levar o documento provando que é profissional de saúde e que está trabalhando na área. Profissionais de saúde são: médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e incluem-se, também, recepcionistas e faxineiras de estabelecimentos de saúde. Então, essas pessoas devem levar a carteira de trabalho provando, assim, que trabalham em estabelecimentos de saúde tanto privado, quanto para público, para, então, poderem ser vacinadas”, ressalta Priscila Souza, enfermeira da vigilância epidemiológica.

A campanha integra ainda professores das redes particular e pública. Assim sendo, os mesmo também devem procurar as unidades de saúde respectivas para a devida vacinação. Lembrando que é essencial a apresentação do holerite ou documento equivalente que comprove sua profissão em atual exercício. No dado momento, todos os professores que provarem estar em plena atuação, tem direito a vacinação.

“Idosos, com mais de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, basta dirigirem-se a unidade designada de manhã com identidade ou certidão de nascimento, respectivamente para comprovar a idade”, lembra Priscila. Informa-se, até presente momento, que essa fase de vacinação estende-se até dia 08 de junho.

 

A campanha contra Covid-19 ainda não acabou

Ainda que a vacinação contra influenza esteja a todo vapor, não significa que a campanha de vacinação da covid-19 tenha terminado. Já foram vacinados, em todo o munícipio, quase todos os profissionais de saúde. Aqueles que ficaram sem a devida vacinação, seja por problemas de saúde ou outros, já encontram-se à espera da chegada das doses. A secretaria de saúde do município acompanhou os cadastros do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) para fazer o pedido das doses de vacina. Segundo Priscila, enfermeira do setor de epidemiologia do município, o CNES do município estava um pouco atrasado, por isso alguns profissionais de saúde ainda não haviam feito ou atualizado o cadastro. “Aos profissionais de saúde que ainda não se vacinaram, procurem a secretaria de saúde pelo telefone, ou vá até a mesma. Lá tem um responsável pela atualização e recadastrando. Para podermos conseguir doses para esses profissionais de saúde e concluir a vacinação desse grupo”, pontua.

Grande parte da população idosa do munícipio também já está imunizada. Ressalvo alguns que após realizarem o cadastramento, não compareceram na unidade ou não atenderam ás ligações. A recomendação para essas pessoas, é de procurar sua unidade PSF e verificar, para o agendamento ser refeito.