C CNP

Transformação do turismo em Campo Novo do Parecis; o novo destino quem ama a natureza

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

DECOM | Jhonathan Iranche Soares


Em reunião na última segunda-feira, 29, onde estiveram presentes, o prefeito Rafael Machado, secretários e demais representantes do turismo do município; o SEBRAE apresentou os resultados alcançados em trabalhos realizados na região, e também divulgou sua agenda para os próximos meses.

 

O SEBRAE vem desenvolvendo nos últimos seis meses em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, dentro do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável; trabalhos de consultoria e treinamento dentro das aldeias indígenas que possuem como fonte de renda principal, o turismo. No total foram atendidas de maneira igualitária, oito das principais aldeias turísticas, sendo elas; Chapada Azul, Ponte de Pedra, Quatro Cachoeiras, Balneário Rio Sacre, Salto Belo, Utiariti, Wazare e Salto da Mulher, melhorando esses ambientes e capacitando os indígenas para que o turismo seja realmente um “turismo de negócio”.

 

Para dar andamento na consultoria e capacitação, primeiramente foi realizado um diagnóstico individual, buscando identificar a atual situação operacional e comercial de cada aldeia e seu ambiente turístico, com os pontos deficientes já identificados o SEBRAE definiu sua proposta, trabalhando o melhoramento da garantia de segurança, o ordenamento do fluxo turístico, a legalidade da operação turística e também aprimorando o encantamento do turista, buscando de certa forma, acrescentar a lucratividade do turismo em cada aldeia.

 

Também foi realizado o alinhamento dos valores cobrados e implantado o Termo de Conhecimento de Risco, onde o turista toma conhecimento dos riscos existentes na localidade e assume total responsabilidade caso haja em desacordo com as normas.

 

Além das aldeias, nesta terça-feira, 30, as agencias receptivas também passaram por treinamento. Trata-se de um workshop mostrando os cuidados necessários na produção de vídeos e fotos para postagem em redes sociais, no cronograma ainda consta a realização de um encontro de negócios com objetivo de firmar parcerias entre as aldeias, comércio, hotéis, restaurantes e todos aqueles que acrescentam no atendimento ao turista.

 

Durante todo esse processo, o SEBRAE está em constante assessoria com o Conselho Municipal de Turismo, buscando o posicionamento de membros engajados da sociedade local para deliberar sobre o desenvolvimento do turismo.