C CNP

Foto: Parecis.Net

Recenseadores encontram dificuldades no levantamento de dados para o IBGE em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível. O principal prejuízo resultante da não realização completa do Censo, é o déficit no coeficiente de repasse do Fundo de Participação dos Municípios feito pelo Governo Federal, uma das principais fontes de receita das prefeituras.

 

De acordo com recenseadores do IBGE, a maior dificuldade que estão encontrando nesta coleta de dados, em Campo Novo do Parecis, está relacionado a coleta da “amostra”, que é um questionário com aproximadamente 72 perguntas, para formular aos moradores em cada unidade domiciliar ocupada.

 

A maioria das pessoas alegam que não tem tempo para concluir este questionário, dificultando para o recenseador, completar o trabalho.

 

Outra dificuldade para os recenseadores está relacionada com o manuseio do DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), onde muitos não estão aptos a manusear o aparelho para concluir o trabalho.