C CNP

IBGE esclarece sobre preenchimento de questionário do recenseamento

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O IBGE orienta que qualquer dificuldade apresentada durante o trabalho do Recenseador pode e deve ser sanada no posto de coleta, junto ao supervisor daquele agente.

 

Informa ainda que os candidatos passam por um treinamento de uma semana e, ao final, fazem uma prova de Avaliação de Aprendizagem, no próprio Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Aqueles que não passam nas provas são eliminados.

 

Sobre o questionário, no Censo 2022, há dois tipos: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

 

O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Este ano, além da coleta presencial e do autopreenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone, porém é preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador.

 

Reforçamos que, a equipe técnica está à disposição para sanar as dúvidas da equipe de coleta, bem como apoiar nas dificuldades pontuais.