C CNP

Equipe Parecis Games representou com maestria o campus no Campeonato Nacional de Xadrez

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis


Entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro de 2021 aconteceram as finais da 87ª edição do Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto Masculino e 60ª Xadrez Feminino. As competições foram realizadas no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis foi representado no campeonato pela equipe Parecis Games, composta por três enxadristas: Eduardo Niewinski Setti, Jarlison da Silva Santos e Lucileide Silva Ferrarezi.

 

O Campeonato Brasileiro de Xadrez foi realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez e é um evento de grande referência na área, visando valorizar e incentivar a prática do esporte.

 

Durante os dias de competição, a equipe Parecis Games conquistou resultados expressivos, evidenciando a qualidade dos jogadores do IFMT campus Campo Novo do Parecis.

 

Eduardo Setti sagrou-se o segundo melhor jogador do Estado de Mato Grosso e conta que está muito feliz com a conquista. “Foi minha primeira participação em um torneio desse porte. Sem contar que em uma das partidas venci um mestre Fide. Só tenho a agradecer o apoio do IFMT e por nos proporcionar tal experiência”, compartilhou.

 

Para Lucileide, a representante feminina do campus, participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez foi algo inexplicável. “Foi muito bom estar ao lado de grandes nomes do xadrez. Agradeço a Professora Priscilla Bastos, que sempre nos apoiou e nos ajudou em cada etapa desta caminhada”, disse.

 

Jarlison, por sua vez, conquistou o título de mestre Nacional. Uma titulação almejada por todos os jogadores de xadrez, mas conquistada antes do campeonato apenas por um jogador no Mato Grosso. “Após o evento 3 atletas conseguiram o título de mestre e me sinto lisonjeado por fazer parte desse seleto grupo”, falou orgulhoso.

 

A Equipe Parecis Games agradeceu profundamente toda instituição pelo apoio: o Diretor do campus Campo Novo do Parecis, Genivaldo David de Souza Schlick, o diretor de ensino, Tiago Alquaz, a equipe de administração, o Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques, os professores Vitor Noronha e Michael Alves.

 

A professora de Educação Física do campus Campo Novo do Parecis, Priscilla Bastos Mattos Biasuz, relata que a direção de ensino vem incentivando e apoiando todas as atividades e eventos realizados pela disciplina de Educação Física, “o resultado é gratificante, sabemos o quanto a prática do esporte desenvolve habilidades fundamentais para o desenvolvimento humano”, evidenciou Priscilla.

 

Além disso, ela complementa que o xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico nas mais diversas disciplinas escolares. “Participar deste evento foi muito importante para nossos alunos, já que oportunizou a troca de experiências com os melhores jogadores do país e do mundo, resumindo num intercâmbio do xadrez!”, destacou.

 

Priscilla agradece o apoio de todos os envolvidos, elogia a equipe Parecis Games e diz estar orgulhosa por ver o IFMT campus Campo Novo do Parecis tão bem representado no campeonato. “Todos os integrantes da equipe participam ativamente dos projetos do IFMT que visam incentivar a prática do xadrez entre os discentes e a comunidade externa, dentre as atividades desenvolvemos o Clube do Xadrez, que se tornou uma atividade de destaque. Portanto, nossos enxadristas são muito dedicados e comprometidos com a modalidade, portanto, o resultado não poderia ser diferente: um show de participação nos eventos municipais, estaduais e nacionais. É com muito entusiasmo e orgulho que acompanho essa equipe”, finalizou.