A Agro

Coprodia e outras usinas doam 15 mil litros de álcool 70% para municípios

Coprodia e outras usinas doam 15 mil litros de álcool 70% para municípios

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Entrega compõe ações do Unidos Pela Vacina no Estado; produto será utilizado em 93 cidades, nas unidades de imunização contra a Covid.


Da junção de esforços do segmento industrial, um importante reforço ao enfrentamento da pandemia em Mato Grosso. Como parte das ações desenvolvidas pelo Unidos Pela Vacina no Estado, 15 mil litros de álcool 70% serão enviados a 93 municípios, para utilização nas unidades de imunização contra a Covid-19. O material foi produzido e doado por usinas regionais de etanol, sob a articulação do Sindicato das Indústrias de Bioenergia (Sindalcool/MT) e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), apoiadora do movimento. A entrega oficial foi realizada nesta sexta-feira (24), no Senai Cuiabá, e contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

 

“Olhando aqui essa entrega, tão importante para nossas cidades, não posso deixar de lembrar das dificuldades pelas quais passamos no início da pandemia. Ficamos sem produtos básicos, como as máscaras descartáveis, que sumiram do mercado. Foi quando a Fiemt prontamente nos ajudou, produzindo cinco milhões de máscaras e um milhão de capotes (jalecos)”, contou Gilberto Figueiredo. “E na falta de oxigênio, a Energisa entrou em cena e fez doações fundamentais para que vidas fossem salvas”, frisou, acrescentando que a concessionária de energia, que é coordenadora estadual do UPV, e a Indústria “abraçaram Mato Grosso no combate ao coronavírus”.

 

O álcool doado hoje foi fabricado pelas usinas Barralcool, Uisa, Inpasa, Brenco, Novo Milênio, Cooprodia, Libra, Usimat e FS Bioenergia. “Este produto nunca foi tão necessário como atualmente – e ele continuará sendo amplamente utilizado. Nós estamos muito felizes em poder contribuir com o conjunto de ações que significam, de fato, saúde e vida”, declarou Silvio Rangel, presidente do Sindalcool.

 

“A indústria mato-grossense faz questão de ser presente. Todos os setores têm se empenhado para colaborar com as medidas de saúde, de inclusão e de geração de oportunidades que farão com que a pandemia seja vencida e a economia, fortalecida”, pontuou o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

 

O álcool será disponibilizado em garrafas pet cedidas pela Solar Coca-Cola e Ambev e identificadas com rótulos doados pela Ligraf. O envase do produto foi feito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O produto, entregue à Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), será enviado aos municípios, que receberão a exata quantidade solicitada ao UPV-MT.

 

“Geladeiras, caixas térmicas, luvas, algodão, álcool 70%. É muito gratificante saber que as necessidades dos municípios mato-grossenses estão sendo supridas e que a vacinação segue avançando em todas as regiões. Importante é vacina no braço”, declarou Riberto Barbanera, presidente da Energisa-MT e coordenador do Unidos pela Vacina, ressaltando que se sentiu honrado ao ter sido escolhido pelo Mulheres do Brasil para atuar na gestão do projeto no Estado.

 

Sobre o UPV

O movimento Unidos pela Vacina tem apoiado, por meio de doações, a aceleração da imunização contra a Covid-19 no país. As ações têm se concentrado em auxiliar em toda a cadeia produtiva da vacinação por meio da aquisição de agulhas, seringas, transporte, armazenamento e locais de vacinação, itens essenciais para o avanço da vacinação. Atuando em rede, o movimento nacional foi idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano. Em Mato Grosso, o movimento é coordenado pela Energisa e grupo Mulheres do Brasil, com apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Grupo de Líderes Empresariais Lide-MT. Saiba mais em www.unidospelavacina.org.br.