The Best bookmaker bet365

Menu

Indea realiza palestras de prevenção do bicudo do algodoeiro

Indea-MT Indea-MT
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) encerrou nesta quarta-feira (12.07), um ciclo de palestras voltadas para produtores, responsáveis técnicos, e trabalhadores de propriedades rurais algodoeiras. O projeto de educação sanitária contou com a parceria do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).
 
Mais de 130 pessoas participaram das palestras, realizadas em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, de 20 a 22 de junho. E nos dias 11 e 12 de julho, em Campo Novo do Parecis e Sapezal, respectivamente.
 
O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) do Indea, Thiago Augusto Tunes, apresentou o Programa de Prevenção e Controle do Bicudo do Algodoeiro, abordando temas como a destruição de soqueiras, controle de plantas com risco fitossanitário e cuidados durante o transporte de produtos e subprodutos algodoeiros para evitar o derramamento nas vias.
 
De acordo com Tunes, as plantas que nascem espontaneamente nas margens das rodovias são hospedeiras de diversas pragas e doenças da cultura do algodão, além de serem fontes de alimentação e reprodução do bicudo-do-algodoeiro.
 
“É preciso um esforço conjunto entre os produtores rurais e os transportadores, para que acondicionem melhor a sua carga, evitando perdas no transporte, que consequentemente transformam as margens das nossas estradas em verdadeiras lavouras. As empresas de manutenção das rodovias e concessionárias também devem se conscientizar da importância de realizar a limpeza ao longo da faixa de domínio devido a importância que a cultura tem para a economia do Estado”, pontuou o coordenador da CDSV, Thiago Tunes.
 
O bicudo-do-algodoeiro, Anthonomus grandis, é um besouro originário da América Central, com mandíbulas afiadas, utilizadas para perfurar o botão floral e a maçã dos algodoeiros. O bicudo ocupa a primeira posição no ranking de pragas de maior relevância econômica para a cultura do algodão, por isso, a necessidade também do cumprimento do vazio sanitário e outras medidas de prevenção.
 
Dayanne Santana | Sedec-MT

Compartilhar esta postagem

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
back to top
Banner 640X100 WhatsApp

Comentários Facebook API

Usando sua conta do Facebook para comentar você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas pelo Portal de Notícias Parecis.Net.

The best bookmaker bet365.artbetting.co.uk