Fundação André Maggi arova projeto de xadrez em Campo Novo E-mail
(2 votos, média de 5.00 em 5)
Escrito por Da Redação on Qui, 30 de Maio de 2013 17:37   

Foto: Clube de Xadrez OnlineTodos os anos a Fundação André Maggi abre o processo de seleção pública de projetos, o objetivo desse programa é o desenvolvimento de projetos sociais por meio de parcerias com instituições nas cidades de atuação do Grupo André Maggi. Na SPP são apoiadas iniciativas com valores que podem ser de até R$ 50 mil.

 

 

Na seleção pública do ano passado, foram enviados 220 projetos de todo o Brasil, mas, apenas 16 projetos conseguiram ser aprovado, um deles foi o Projeto “Xadrez como Inclusão Social” desenvolvido pelo Professor de Educação Física Cleiton Marino Santana1, em parceria com a Diretora Neusa Bernadete Costa da Escola Municipal Jardim das Palmeiras.

 

 

O xadrez atualmente é protagonista de uma revolução silenciosa no Brasil, ele está sendo usando com uma importante ferramenta educacional, e é capaz de transformar vidas de estudantes, menores infratores, deficientes visuais, crianças com câncer, e até atletas que buscam apurar suas técnicas nos esportes.

 

 

Países como França, Canadá, Espanha, Cuba, Hungria, Israel, Iugoslávia, Alemanha, Suíça, Tunísia e a Venezuela avaliaram o singular valor dessa prática esportivo-recreativa e adotaram nos currículos escolares o ensino de xadrez.

 

 

O exemplo disso é o Paraná, que depois da década de 90 incentiva o xadrez nas escolas de todo o Estado, e hoje vários municípios como Curitiba, Paranavaí, Maringá, Londrina, Francisco Beltrão, Piraí do Sul e outros tem o xadrez no currículo escolar.

 

 

Assim o xadrez atua como grande coadjuvante escolar, pois a partir da prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, vontade de vencer, paciência,auto controle, o espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras.

 

 

O projeto “Xadrez como inclusão Social” visa oferecer aos alunos e consequentemente à comunidade externa, atividades motivadoras advindas da prática do jogo de xadrez, através de uma sala apropriada e adequada para a proposta didático-pedagógica, proporcionando uma melhora nas atividades cognitivas e sociais.

 

 

O apoio conseguido foi de R$ 25 mil reais, que será revertido para compra de material pedagógica para o ensino do xadrez, o Prof. Cleiton acrescenta que “com esse dinheiro será possível criar uma sala com grandes recursos pedagógicos, pois a sala terá Lousa Digital, Data Show, Computadores e Tablets, que ajudarão para a melhora do aprendizado”.

 

 

O projeto terá a parceria com a Secretaria da Educação de Campo Novo do Parecis, que estará dando o apoio, pois essas ações vem de encontro com os objetivos educacionais do município.

 

 

Cabe, ressaltar que o projeto não se restringirá apenas para os alunos, mas para toda a comunidade, Professores, Pais e demais interessados, mais informações desse Projeto é só entrar em contato com o Professor Cleiton Marino Santana, através do Email Cleitonxadrez@gmail.com ou  65- 9662 7072.

 

 

Professor Cleiton Marino Santana trabalha com o xadrez há mais de 12 anos, é Professor, Pesquisador, Técnico, Palestrante e Jogador de xadrez, já desenvolveu estudos e pesquisas com o xadrez em vários Estado do Brasil, como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Bahia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, possui mais de 40 trabalhos científicos publicados na área.

 

 

Fonte: Clube de Xadrez Online

 

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Fundação André Maggi arova projeto de xadrez em Campo Novo
Veja também:
O governo Silval Barbosa adiou para segunda-feira (9) a reunião com os trabalhadores da rede estadu
06-09-2013
A Associação Comercial e Industrial de Campo Novo do Parecis (ACIC), em parceria com o SEBRAE, tra
05-09-2013
A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social,
05-09-2013
A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de infreestrutura, através do  D
04-09-2013
A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Assistência Social,  comunica
03-09-2013
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis por meio do Departamento de Vigilância Am
03-09-2013
Última atualização ( Qui, 30 de Maio de 2013 17:50 )
 

Adicionar comentário

Política de comentários.
O Site Parecis.net não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos. Não serão aceitos textos em caixa alta (TEXTO EM LETRAS MAIÚSCULAS); Exceto siglas e a primeira letra de cada palavra.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação.


Código de segurança
Atualizar

Parecis.Net no Facebook

Parecis.net © Todos os direitos reservados.