Campo Novo dos Parecis é o maior produtor de girassol do Brasil E-mail
(0 votos, média de 0 em 5)
Escrito por Da Redação on Seg, 19 de Março de 2012 21:30   

Imagem DivulgaçãoOs produtores de girassol em Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros da capital Cuiabá, esperam aumentar a produção do grão na próxima safra. O município é o maior produtor nacional do grão. Além da produção, os agricultores estão de olho na produtividade do girassol. Para isso, estão investindo nas tecnologias já existentes.

 

 

A florada do girassol deve começar em 60 dias, mas as condições climáticas já animam os produtores. “Temos variedades novas chegando no mercado. Há muitos produtos que não tínhamos acesso, como o herbicidas”, disse o produtor Renato Birk, destacando melhorias no campo. Na propriedade dele foram reservados 600 hectares para o cultivo do girassol. O volume é 50% superior a área do ano passado. A expectativa é que sejam colhidas 30 sacas por hectare.

 

 

A produção colhida é vendida para uma esmagadora instalada no próprio município. “A dificuldade da cultura era a falta de logística. Montamos uma empresa formada por produtores. O óleo e o farelo do girassol são extraídos na própria indústria e comercializados na mesma região. Com isso, tivemos o aumento do preço dos produtos para os produtores”, enfatiza.

 

 

A estimativa para esta safra é que 85% da produção mato-grossense se concentre na região de Campo Novo do Parecis. Em todo o estado, a cultura deve ocupar mais de 30 mil hectares.

 

 

O produtor Flávio Giacometi, que planta 705 hectares de girassol em uma área antes ocupada pela soja, disse que ficou contente com a mudança. “A vantagem do girassol é com relação ao ciclo dela que é mais curto. Então podemos acabar a safra de soja e plantar milho, que é um ciclo mais longo, e o girassol como final de plantio para a segunda safra. O girassol também necessita de menos água”, explicou o produtor. O Giacometi está confiante com os resultados dessa segunda safra. “Esperamos valores bons neste ano para a comercialização do girassol. A expectativa é que a saca custe acima de R$ 45”, estimou Giacometi.

 

 

Fonte: G1

 

 

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
Campo Novo dos Parecis é o maior produtor de girassol do Brasil
Veja também:
Com o término da colheita, os produtores de Mato Grosso estão preocupados com o escoamento da prod
05-09-2013
Agosto terminou com alta nos preços da soja, impulsionado pelo dólar e pela falta de chuvas nos Es
04-09-2013
Mato Grosso será mais líder do que nunca na produção nacional de soja e tem tudo para se manter
03-09-2013
Milhares de toneladas de milho estão expostas ao tempo nos campos de Mato Grosso. O cenário se rep
28-08-2013
A colheita do milho segunda safra, em Mato Grosso, chegou ao fim. Depois de oito estimativas de prod
27-08-2013
A recente alta do dólar, que chegou a R$ 2,40, deve estimular os produtores de Mato Grosso a compra
23-08-2013
 

Adicionar comentário

Política de comentários.
O Site Parecis.net não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos. Não serão aceitos textos em caixa alta (TEXTO EM LETRAS MAIÚSCULAS); Exceto siglas e a primeira letra de cada palavra.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação.


Código de segurança
Atualizar

Parecis.Net no Facebook

Parecis.net © Todos os direitos reservados.